quinta-feira, 8 de março de 2012

APLAUDIMOS A INICIATIVA...

Todos os anos os municípios têm a possibilidade de devolver aos munícipes uma parte do IRS cobrado pelo Estado. As autarquias podem ficar com uma parte da coleta do IRS, que pode ir até 5%. Ou podem abdicar dela e devolvê-la aos contribuintes.

Em 2011 (ano a que reportam os rendimentos que vamos declarar este mês e nos próximos), foram 51 as câmaras que optaram por uma taxa de participação no IRS inferior aos 5%. Ou seja, 51 conselhos vão devolver parte do IRS aos contribuintes, segundo a tabela publicada no Portal das Finanças.

Albufeira, Alcoutim, Belmonte, Boticas, Gavião, Oleiros, Ponte de Lima e Vieira do Minho são os municípios mais generosos: abdicaram da totalidade da taxa e devolvem os 5%. Seguem-se Santa Cruz da Graciosa, que devolve 4,5%, e ainda Óbidos e Resende, que devolvem 4%.

Há ainda quatro câmaras que devolvem 3% do IRS (Armamar, Figueira de Castelo Rodrigo, Penedono e Vila Flor) e mais sete que devolvem metade ta taxa total, ou seja, 2,5%: Fronteira, Gois, Miranda do Douro, Mortágua, Penacova, PENALVA DO CASTELO e Vila de Rei.

Nove municípios optaram por ficar com 3% do IRS e devolvem 2% aos munícipes: Arcos de Valdevez, Caldas da Rainha, Cinfães, Elvas, Fafe, Mealhada, Nisa, Paredes de Coura e Ponte da Barca.

Um pouco menos generosas foram as câmaras de Alcácer do Sal, Almeirim, Amadora, Cartaxo, Grândola, Leiria, Mangualde, Marinha Grande, São João da Pesqueira, Torres Novas, Torres Vedras, Trancoso e Vila Viçosa, que ficam com 4% do IRS e só devolvem 1%.

Mas ainda há quem devolva menos: Abrantes, Aveiro, Estremoz, Sines, Vila Nova da Barquinha e Vizela só devolvem 0,5%. Oeiras só devolve 0,25%. Os restantes não devolvem nada e arrecadam a totalidade dos 5% a que têm direito.
"Agência financeira"

Sem comentários: